Unetvale Conectividade

Propague

Impacto criativo com a casa arrumada

Entrada da agência Propague, em Florianópolis

A agência precisava reformar seus processos internos de TI, mas sem alterar o cotidiano já movimentado dos profissionais. A Unetvale Conectividade pegou o serviço

Vários departamentos unidos para produzir grandes campanhas e profissionais de diversas formações correndo para cumprir prazos são o feijão com arroz das agências de publicidade. Nas maiores, como a Propague, de Santa Catarina, com clientes como Tractebel, Bunge e Habitasul, há ainda o desafio adicional de atender clientes de vários locais, em campanhas de nível nacional.

Para quem cuida dos computadores e da rede de uma agência, o fluxo de trabalho implica em exigências pesadas de performance e estabilidade. Tráfego urgente de vídeos e envio de imagens que serão impressas em tamanho gigantesco não são exceção.

A Propague tem uma estrutura própria que inclui servidor de arquivos, backup, firewall e administração de emails. São serviços que não podem parar, sob risco de atrasar os processos internos. Contratada para gerenciar essa estrutura de TI (tecnologia da informação), ao final de um processo em que competia com três outras prestadoras de serviços, a Unetvale Conectividade não demorou a mostrar resultados.

Melhora geral de performance em email e navegação foi o primeiro resultado que a Propague sentiu

Suporte sempre alerta

Sabendo que é normal na agência o expediente avançar além do horário comercial, a Unetvale oferece um suporte sempre disponível. Para a Propague, que não pode esperar que os servidores voltem a funcionar sozinhos, é uma garantia de tranquilidade.

Do lado técnico, a Propague passou a desfrutar de uma melhora geral de performance, tanto no acesso externo aos emails quanto na velocidade de navegação, consequência da mudança na topologia de rede feita pela Unetvale Conectividade. Em português corrente, trata-se de alterar a maneira como a rede funciona. Isso foi feito por duas razões: primeiro, por necessidade de balancear o tráfego entre os dois links usados na agência, e em segundo, por alguns recursos não estarem sendo utilizados de maneira eficiente. Para Gilson Correia, responsável pelos setores de TI e telecomunicações da Propague, valeu a pena. "Melhorou o desempenho e diminuiu a quantidade de ocorrências", relata. Outro efeito foi a estabilidade da infraestrutura de TI. "Por consequência, eles não tiveram de 'parar de produzir' por causa de problemas", afirma Diogo Mittmann, administrador e gerente de redes da Unetvale, um dos profissionais responsáveis pelo trabalho.

Backup agora é automático. No sistema anterior, alguém tinha de acompanhar o processo, que podia chegar a dez horas, para trocar as mídias

Backup automático

Outro serviço aperfeiçoado foi o backup, área essencial de qualquer empresa, quanto mais de uma cujo resultado do trabalho é a entrega de arquivos aos clientes. O sistema anterior usava fitas DAT, método que além de sujeito a falhas, exige que alguém acompanhe o processo e troque as mídias quando necessário. "O backup começava às 19h, durava dez horas e usava de 15 a 18 fitas DAT, que eu tinha de ficar trocando", lembra Correia, que enfrentava essa rotina toda semana. O novo sistema grava em discos rígidos no servidor central (que fica separado do principal), sem qualquer intervenção, a intervalos periódicos. E é incremental, ou seja, atualiza apenas o que foi alterado, diminuindo o tempo gasto. "Em caso de falha no servidor principal, o servidor de backup está disponível no mesmo momento. É a forma de recuperação mais rápida que há no momento", salienta Rafael Moreira Domingues, analista de sistemas da Unetvale Conectividade.

Não havia condições de dar acesso via VPN. Hoje, se o funcionário deixar um arquivo na empresa, consegue vê-lo em casa

Fora da agência, dentro da rede

Alguns executivos da Propague hoje acessam à rede da empresa de qualquer lugar, como se estivessem dentro do escritório. Esse tipo de conexão, chamada de VPN, foi implementada na Propague pela Unetvale. "Antes, não havia condições de dar acesso via VPN. A única coisa que era vista de fora da empresa era o webmail", explica Correia. "Mas hoje, se o funcionário deixar um arquivo na empresa, consegue vê-lo em casa", completa. O recurso é bastante útil para profissionais em trânsito,que podem mostrar a um cliente a versão mais recente de um layout produzido minutos antes, ou salvar arquivos dentro da rede.

O contrato com a Propague prevê ainda mais mudanças. Uma delas é a troca de servidor, que virá acompanhada da troca dos sistemas atuais baseados em Novell para Linux. A razão? "Preço da licença (da Novell) e sincronia com Outlook e smartphones (proporcionada pelo Linux)", responde Correia. São serviços que ainda não foram implementados mas que estão na lista de afazeres da Propague, certamente interessada em garantir a seus profissionais ainda mais mobilidade e, quem sabe, já de olho em novas mídias portáteis.

As empresas

A Propague, fundada em 1963, foi a primeira agência de publicidade de Florianópolis (SC). Hoje, está entre as 50 maiores do país e coleciona prêmios nacionais e internacionais. Para marcar seus 45 anos, a agência acaba de adotar uma nova estratégia marcada por um novo logotipo e o lema "Impacto criativo" com os quais pretende dar início a uma nova fase.

A Unetvale Conectividade é uma divisão da Unetvale especializada em serviços de TI. No mercado desde 1997, atende empresas em todo o Estado de Santa Catarina com serviços de rede, conexão, segurança de dados e telecomunicação, tanto em projetos de software quanto de hardware e estrutura física. O objetivo da Unetvale Conectividade é fazer os clientes usufruírem dos serviços de TI sem lembrar que eles existem, para que possam se concentrar nas atividades essenciais aos negócios.

 

Copyright © 2008 Unetvale Internet. Todos os direitos reservados